25 de junho de 2009

Filosofias vãs

Aprendi uma coisa nos últimos tempos, algo que vale a pena compartilhar com qualquer desavisado que esbarrar nessas singelas linhas digitadas nesta congelante madrugada.
E o que eu aprendi, pode não fazer sentido se você não passou pelo que passei, ou não aprendeu o que aprendi, ou mesmo já tenha passado por tudo, chegado às mesmas conclusões que eu, porém descobriu que estão erradas... Pode ser. Quantas vezes eu achei estar certa de tantas coisas e descobri que não estamos certos nunca, acho que se vivermos dez mil anos podemos descobrir dez mil verdades sobre dez mil coisas diferentes e mesmo assim estar errados até quanto a isso.
Mas enquanto não achamos uma provável inexistente verdade absoluta podemos dividir nossas verdades duvidáveis na esperança de ajudar alguém que não tem nem isso para se consolar.

- as coisas mais importantes da vida independem da nossa vontade, você pode trabalhar dez anos pra comprar um carro à vista e ser atropelado enquanto atravessa a rua da concessionária.

- as pessoas mentem. Você mente, e isso não o torna uma pessoa pior. Mas uma mentira tem proporções, e algumas mentiras mudam tudo e te fazem com o tempo esquecer quem você é de verdade e se você não sabe quem é, não sabe o que quer, nada te satisfaz.

- sabe quando algo não está legal, você está acima do peso, não tem grana pra comprar aquele perfume importado, pra ir à festinha fim de semana, ta com as contas atrasadas, a sogra te odeia, o patrão é uma mala, e você se sente à pessoa mais infeliz do universo? Sim, baby, existe coisas piores. Para de reclamar, faça alguma coisa pra mudar.

- às vezes você perde tudo que tem. E mesmo assim, você continua. Porquê? Porque a realidade não é a roupa, os amigos, a faculdade, o trabalho que você tem. Tudo que você precisa pra seguir em frente nasceu com você.

- depois de um tempo a gente aprende a ignorar muita coisa. Ao mesmo tempo em que aproveitamos essa habilidade esquecendo os problemas na hora de assistir a novela das oito, de dar risada no barzinho com os amigos, de cantar no chuveiro, ta, bem usamos ela pra esquecer coisas que não devíamos, como todo o dinheiro que alguns políticos roubam diariamente dos nossos bolsos, esquecemos que somos pessoas e temos nossos direitos e nossa dignidade, que não importa o quanto amamos alguém ainda temos que nos amar muito mais primeiro.

- temos a cada momento a chance única de mudar tudo. Agora mesmo você pode mudar toda a sua vida e essa é a maior dádiva que temos, a cada segundo escolhemos como queremos prosseguir e cada escolha nos leva a um caminho diferente.

- que devemos aproveitar realmente a vida, que precisamos amar mais a nós mesmos e aos outros e com o tempo percebemos que não importa se você é doutor em metafísica, médico, padeiro, lavadeira, gerente de banco, entregador de bujão de gás, pescador, dona de casa, adestrador, cantor, metalúrgico, inventor... Nada disso importa mais que as pessoas, pois quando você precisar são elas que vão estar com você, e que é muito bom conhecer muito de várias coisas, mas as coisas mais importantes da vida são exatamente essas que não podemos calcular, prever, argumentar, são essas verdades mutáveis e muitas outras que movem a humanidade e nos fazem cada dia seguir em frente, retroceder, cair e levantar, sempre, mesmo quando parece que não vamos ter a força necessária, como a fênix, cá estamos renascendo pra mais uma batalha, que chamamos carinhosamente de vida.

Obs – textinho à lá Shakespeare.. hduadhas, não foi intencional.
Claro que não quero comparar minhas escrivinhanças sem nexo com o cara.
E sim, beijos não são contratos, e presentes não são promessas.
O cara sabia das coisas :)